Consumidores têm um grande aliado, o Código de Defesa do Consumidor. Contudo, muitos não o conhecem e, por isso, deixam de exercer seus direitos.

Problemas recorrentes entre consumidores incluem receber em casa produtos que não adquiriram, dificuldades em realizar trocas ou reembolsos.

A velha “política do estabelecimento” também se mostra como um vilão, eis que muitas vezes o proprietário do estabelecimento se nega a cumprir com a legislação, seja por não conhecê-la ou mesmo por acreditar que suas políticas individuais estão acima da lei.

Problemas na entrega e até mesmo o extravio de mercadorias também estão entre problemas que consumidores precisam enfrentar.

É direito do consumidor:

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Ser avisado sobre potenciais riscos à saúde que determinado produto ou serviço podem trazer. É responsabilidade do prestador de serviços ou comerciante avisar.

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Ser orientado a respeito do uso correto de um produto adquirido.

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Ter direito a informações integrais sobre produtos e serviços adquiridos, sendo considerada criminosa a prática de propaganda enganosa ou abusiva.

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O consumidor tem direito de ser indenizado, caso tenha sido prejudicado, por quem lhe vendeu o produto ou lhe prestou o serviço, inclusive podendo ser recompensado pelos danos morais sofridos. Quando isso ocorre, o ideal é buscar informação nos órgãos de proteção ao consumidor (Procon, Juizados Especiais e entidades que atuem nessa área).

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Sempre que o consumidor tiver seus direitos violados, pode recorrer à Justiça e pedir ao juiz que determine que eles sejam respeitados pelo fornecedor.

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